Prefeitura Municipal

Em 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para debater o assunto, a Secretaria Municipal de Ação Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar realizaram uma palestra na Câmara Municipal de Sousa. Estiveram no encontro, a Secretária Municipal de Ação Social, Johanna Estrela, representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), juizado da Infância e Juventude, Polícia Civil e Militar.

De acordo com a Secretária Johanna Estrela, foi o momento de discutir formas de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de lembrar a importância do dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“Precisamos informar o público em geral sobre esse grave problema que aflige a nossa sociedade em todas as camadas sociais. A data visa mobilizar e convocar todos os cidadãos para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes”, enfatiza a secretária.

A delegada titular da Delegacia da Mulher de Sousa, Yvna Cordeiro, foi uma das palestrantes e abordou temas importantes do combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, ressaltando a importância da participação dos conselheiros tutelares e servidores do CREAS na observação e denúncia de possíveis casos. A jovem delegada tem se destacado no trabalho de prevenção e investigação destes crimes no município de Sousa.

Yvna Cordeiro afirmou que é feito um levantamento das informações de cada caso, por isso a importância do Conselho Tutelar e CREAS. “Sempre temos o cuidado de levantar cada informação, e são os agentes que estão na casa das pessoas, fazem visitas familiares e podem enxergar onde a polícia não está enxergando. Os crimes de abuso geralmente ocorrem às escondidas, e muitos não chegam ao conhecimento da polícia; seja por medo da vítima, e até por se achar culpada pelo abuso; e os casos de crianças que nem entendem que estão sendo abusadas”, afirmou.

A secretária Johanna Estrela avaliou o encontro como muito relevante. Segundo ela, é o momento de convocar toda a sociedade e os setores públicos para participarem dessa luta e proteger crianças e adolescentes. 

Por fim, conforme a secretária, ao longo da semana servidores da  Secretaria de Assistência Social, CREAS e Conselho Tutelar, fizeram várias intervenções em escolas do município debatendo vários assuntos relacionados ao Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

Prefeitura Municipal de Sousa
Secretaria de Comunicação - SECOM
http://www.sousa.pb.gov.br